Fragões das Penhas Douradas

O início da caminhada acontece naquela que foi a primeira estância sanatório e de repouso em montanha de Portugal para o tratamento de casos de tuberculose, as Penhas Douradas. Aqui podemos comtemplar a arquitetura das casas do sanatório, com as suas varandas envidraçadas tão características onde os doentes repousavam.

Ao longo do percurso, passaremos pelo Vale das Éguas, e aqui a sua imaginação poderá descobrir diversas formas nas penhas, desde um peixe, fatias de pão até esfinges. Depois encontramos a Fraga da Penha, uma grande pirâmide negra de granito. Mais à frente poderá admirar as magníficas Penhas Douradas (a Rasa e a Ângela). Alcançaremos a plataforma mais elevada do Planalto Superior da Serra, daqui conseguirá ver a Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela. Poderá admirar zimbrais, abrigos de pastores e talvez ovelhas a pastarem. Mais uns passos e a Lagoa do Vale do Rossim estará à nossa frente. Aqui faremos uma pausa para uma merenda e quem sabe um mergulho, onde no verão as temperaturas chegam aos 23ºC. O regresso às Penhas Douradas será efetuado por um trilho sempre a subir.

Este percurso pedestre pode ser combinado com outras atividades de modo a completar o seu dia de lazer. Consulte-nos para conhecer mais opções.

Grau de dificuldade: 
Médio
Distância: 
12.00Km
Ponto de Encontro: 
Penhas Douradas – Capela da Nossa Senhora da Estrela
Número de participantes: 
mínimo 2 participantes
Duração: 
4h00
Início da atividade: 
A combinar
Tipo de Percurso: 
Circular
Termos e condições: 

A reserva deverá ser feita com uma antecedência mínima de 24 horas. O pagamento do programa deverá ser efetuado por transferência bancária (consultar as condições gerais).
O preço inclui: guia, merenda, seguro de acidentes pessoais e IVA. Não inclui gastos pessoais. Existem preços especiais para grupos.
Todas as atividades realizadas pela Active Way estão cobertas por seguro de acidentes pessoais.